quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Produção de leite in vitro

 

Produção de leite in vitro 

Segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), são estimados mais de 30% em emissão de gases poluentes provenientes da pecuária no mundo. Somente em 2016 os gases poluentes gerados no Brasil pela pecuária foram de  69% do total liberado naquele ano. Aliado a isso nos últimos anos o Brasil, teve um aumento no número de desmatamento de florestas, colaborando assim com 60% das emissões de poluentes.

Com objetivo de mudar essa realidade, deu-se início  a produção de leite de mamíferos em laboratório.


Somente a fabricação de leite colabora com 4% da emissão total de gases do efeito estufa, que o torna hoje ambientalmente inviável, pois a criação de bovinos emite 37% da emissão de metano no mundo e, os laticínios dependem de amplos recursos, como por exemplo, de água e terras.

Dessa maneira, com intuito de tornar esse meio mais verde, as indústrias estão criando tecnologias que irão colaborar de forma mais sustentável sem deixar de apresentar os produtos que consumimos.

Para isso ocorrer a Turtle Tree Labs (startup com sede em Cingapura) desenvolveu um projeto de criação de leite cru por meio de células,  esse processo é feito por meio da cultura de células mamárias in vitro que são incitadas a produzir leite em biorreatores. As células irão se aderir em canudos diminutos, pelo qual os líquidos então serão puxados, fazendo com que o leite saia pelo outro limite do canudo. 

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-53897965

Os produtores estão empolgados com os resultados e as possibilidades futuras do leite gerado em laboratório. Até dado momento eles realizaram culturas de células de distintos mamíferos, como ovelhas, cabras, camelos e vacas, demonstrando assim um amplo leque de possibilidades. Há também empresas que desenvolvem trabalhos parecidos como a carne, trazendo assim novas técnicas de obtenção de recursos, diminuindo a emissão de gases poluentes e evitando os maus tratos aos animais e, consequentemente tendo um maior controle e uma maior qualidade com esses produtos, fazendo assim com que haja produtos de ótima qualidade no mercado e que a agropecuária se torne ambientalmente viável. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário