quinta-feira, 22 de outubro de 2020

EM PROPAGANDA COM LANCHE MOFADO, REDE DE FAST FOOD BURGER KING, ANUNCIA FIM DOS CONSERVANTES.

 

EM PROPAGANDA COM LANCHE MOFADO, REDE DE FAST FOOD BURGER KING, ANUNCIA FIM DOS CONSERVANTES.

Rede de sanduíches está, aos poucos, abandonando conservantes artificiais em suas franquias por todo o mundo e afirma que essa é a beleza da comida real; ela apodrece.


Restaurantes de fast-food estão longe de serem considerados saudáveis. Hoje, a maioria dos jovens, evitam esses locais. Pesquisas apontam que, ao mesmo tempo em que buscam uma alimentação rápida, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o conteúdo nutricional de sua refeição e o efeito que ela terá em sua saúde.

Por conta disso, essas redes estão tendo que se adaptar para responder à demanda do público. Como ação à isso, o Burger King lançou globalmente uma nova campanha publicitária em que apresenta o hambúguer Whopper, seu sanduíche mais famoso, coberto de mofo e em decomposição.  A proposta é anunciar que, ainda este ano, a rede de fast food vai colocar no cardápio o lanche sem corantes, sem aditivos e com uma receita livre de conservantes artificiais.

A mudança chegou agora ao Brasil. A campanha com um comercial de televisão, mostra um lanche Whopper normal apodrecendo ao longo de 34 dias, ao som da música “Tudo passará”, de Nelson Ned. No vídeo, o sanduíche é colocado em um pedestal e à frente de um fundo preto. Mãos se reúnem para montar o Whopper e uma aceleração do vídeo mostra como partes, como o pão e a alface, murcham enquanto o queijo e a carne ficam esverdeados pelo mofo. 

No vídeo intitulado “Nada além do Whopper”, o lanche é chamado de “comida de verdade”, e os fungos acompanham o slogan “A beleza de não ter conservantes de origem artificial. Então agora, o principal lanche do Burger King passará a mofar, algo considerado extremamente positivo pelos administradores do Burger King. “A beleza da comida real é que ela fica feia”, afirma Ariel Grunkraut, vice-presidente de marketing e vendas do Burger King no Brasil. De acordo com a empresa, 70% de seus produtos não possuem ingredientes artificiais. A meta é chegar aos 100% até o final do ano que vem, em todos os seus produtos. Estima-se que, com as mudanças, a empresa deve tirar do mercado 277 toneladas de conservantes artificiais. 

Link: https://youtu.be/uVigj5YYnmk



Influencia do marketing no mercado

O McDonald’s, outra grande rede fast foods, não ficou para trás e, no mesmo dia, anunciou a retirada de corantes e aromatizantes artificiais dos seus produtos. Em 2018, a rede já havia começado a mudar suas receitas, retirando aditivos de todos os restaurantes americanos. No Brasil, esse primeiro corte será feito nos produtos Mix de Baunilha, Molho Big Mac, Molho Ranch, Mostarda, Queijo Cheddar (em fatia) e Molho Barbecue. 

Em 2019, um vídeo que apresentava um combo de hambúrguer e batata frita da empresa viralizou na internet após ter ficado guardado durante mais de dez anos sem mofar. Essa história teve inicio em 2009, após um morador comprar e guardar sem comer, um lanche de um restaurante da rede, na Islândia, que estava prestes a fechar. Então, os produtos armazenado e exposto em diversos lugares. Foi feito até uma transmissão online de demonstração.  Na época, o McDonald’s negou todos os boatos de que seus produtos teriam excesso de conservantes e alegou que o hambúrguer não se deteriorava devido à falta de umidade no alimento e no ambiente, o que impedia a proliferação de fungos e bactérias.

 


Dificuldade para mudança

Apesar de haver um limite de aditivos alimentares considerado seguro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nenhuma rede de fast-food brasileira jamais foi acusada por uso irregular de tais ingredientes.

A dificuldade para essas mudanças está em encontrar fornecedores que lidem com os produtos frescos. Além de precisar mudar as embalagens, para que não haja risco de contaminação, os produtos também devem durar menos nas prateleiras, sendo necessário alterar os lotes de compras.  “Se fosse fácil, todos já teriam feito”, afirma Fernando Machado, CMO global do Burger King. “Tem um impacto de logística, pois o pão vai durar menos da metade do tempo na prateleira, tem ainda o desafio de preparar os fornecedores para que consigam entregar os produtos. Quando as coisas têm conservantes, é muito mais fácil.”



Fontes:

https://super.abril.com.br/comportamento/burger-king-apresenta-nova-propaganda-com-whopper-mofado/

https://veja.abril.com.br/blog/radar-economico/o-lanche-do-burger-king-agora-mofa-e-isso-e-bom/

https://www.youtube.com/watch?v=uVigj5YYnmk&feature=youtu.be

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