quarta-feira, 15 de abril de 2020

Entomofagia e segurança alimentar


 








Figura 1: Fonte: Universidad del Claustro de Sor Juana. Acesso em 15 de abril de 2020.

     De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a estimativa é de que em 2050, a população mundial será de aproximadamente 9,1 bilhões em contraste com o que temos hoje de cerca de 7,6 bilhões. Mas quais são os impactos atrelados ao crescimento populacional para a alimentação? Com uma população mundial de 9,1 bilhões, estima-se que haverá a necessidade do aumento da produção de alimentos em 70%, isto é, aumentar em 1 bilhão de toneladas a produção de cereais e em cerca de 200 milhões de toneladas em termos de produção de carne; uma vez que a fome representa um dos maiores desafios para a segurança alimentar mundial.
     Muito tem se discutido acerca do consumo consciente de carne, vide o crescimento dos movimentos em prol do vegetarianismo, que consideram diversos pontos, como os direitos dos animais e a forma exploratória como são tratados pelos sistemas de produção, e questões ambientais, neste caso, a insustentabilidade da produção de carnes, uma vez que grande parte das regiões destinadas para o agronegócio tem como objetivo, alimentar o gado, que além da ocupação de espaço físico e necessidade de alimento, demanda grande quantidade de água e é responsável pela emissão de gases de efeito estuda em larga escala.
     Nesse sentido, como garantir a segurança alimentar para as pessoas, tendo em vista que o modo de produção de carne atualmente já é insustentável para os recursos naturais do planeta e ainda assim não atende as demandas das sociedades?
Uma alternativa interessante que tem ganhado espaço para discussão é a entomofagia, isto é, o consumo de proteína derivada de insetos, que é um traço comum de diversas culturas ao redor do mundo, abrangendo 130 países e 3071 grupos étnicos com 2086 espécies comestíveis.
     Os insetos podem ser consumidos de formas variadas, como ovos, larvas, pulpas e adultos, podendo ser inteiros ou processados, resultando em uma fonte de proteína em pó. Além disso, possuem diversas vantagens em relação a produção de carnes, sendo estas:
    1)Possuem ciclo de vida curto, o que diminui o tempo de produção;
    2)Se reproduzem facilmente e em grande escala, isto é, geram grandes quantidades de filhotes, de forma que uma fêmea de grilo doméstico Acheta domesticus chega a colocar entre 1.200 e 1.500 ovos entre 3 e 4 semanas;
    3)Exigem menos espaço físico;
    4)Demandam menores quantidades de alimentos, pois algumas espécies são muito eficientes do ponto de vista da conversão de alimentos ingeridos em massa corporal, haja vista que em média, para a produção de 1 kg de massa de insetos, são necessários 2 kg de ração. O que não é observado na produção de carne bovina, na qual cerca de 8 kg de ração são necessários para obter 1 kg de massa;
    5)Menores quantidades de água;
    6)São amplamente distribuídos ao longo do planeta;
    7)Emitem gases de efeito estufa em menores quantidade por quilograma de massa, quando comparadas com outras criações, por exemplo, um porco chega a produzir cerca de 100 vezes mais gases de efeito estufa (particularmente metano e óxido nitroso) por quilograma de massa do que larvas de Tenebrio molitor;
     8)Alto valor nutricional: possuem maior proporção de proteínas por quantidade de massa, por exemplo a formiga tanajura Atta cephalotes possui 42,59% de proteína, enquanto que as carnes de frango e bovina apresentam 23% e 20%, respectivamente. Além disso algumas espécies também são ricas em minerais (cobre, ferro, manganês, magnésio, fósforo, selênio e zinco) bem como níveis satisfatórios de lipídios.
Figura 2: Fonte: Revista Pesquisa FAPESP. Acesso em 15 de abril de 2020.



     Sob essa perspectiva, a entomofagia aparece como sendo pouco difundida ou esquecida em culturas ocidentais, e mais presentes no continente africano e asiático. No Brasil alguns insetos podem ser encontrados com certa facilidade no cotidiano, como por exemplo o emprego da cochonilha Dactylopius coccus para a produção do corante mais conhecido como carmim, presente em alimentos industrializados como iogurtes, bolachas recheadas e geleias. Outros exemplos são as formigas do gênero Atta como a tanajura ou içá e saúva, consumidas originalmente por tribos indígenas e atualmente presente na culinária de estados do norte, nordeste, centro-oeste e sudeste.

Figura 3: Formiga tanajura ou içá. Fonte: Portal de Zoologia de Pernambuco <http://www.portal.zoo.bio.br/media391> acesso em 15 de abril de 2020

     Contudo, de modo geral a população apresenta certa aversão aos insetos como forma de alimentação, que comumente são relacionados com a transmissão de doenças, no entanto é importante ressaltar que sob condições adequadas de criação em cativeiro, não existem relatos de transmissão de agentes patógenos a partir da ingestão de insetos e além disso, ensaios microbiológicos realizados testaram negativamente para microrganismos como Salmonella sp. e Listeria monocytogenes, contudo o pesquisador frisa a importância de tratamento térmico adequado antes do consumo.
     Nos últimos 5 anos, a quantidade de estudos científicos na área vem aumentando, bem como algumas iniciativas por parte de empresas nacionais que surgiram justamente com a proposta de produzir e comercializar insetos tanto para a alimentação de animais referentes a pecuária, quanto para a alimentação humana.

Figura 4: Salgadinho feito pela empresa Chirps a partir de insetos processados. Fonte: Revista Pesquisa FAPESP <https://revistapesquisa.fapesp.br/2020/04/07/insetos-comestiveis/> acesso em 15 de abril de 2020
     Portanto, a entomofagia representa uma boa alternativa para contribuir com a promoção e a manutenção da segurança alimentar da população mundial, além de um modelo mais sustentável de produção e ao mesmo tempo, um novo segmento de mercado com alto potencial de expansão, atentando para o Brasil como um potencial produtor e exportador, dado as vantagens climáticas e de demais recursos naturais aqui presentes.



Referências
    RAMOS-ELORDUY, Julieta. Anthropo-entomophagy: cultures, evolution and sustainability. : Cultures, evolution and sustainability. Entomological Research, [s.l.], v. 39, n. 5, p. 271-288, set. 2009. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/j.1748-5967.2009.00238.x.
     ROMEIRO, Edenilze Teles et al. Insetos como alternativa alimentar: artigo de revisão. Contextos da Alimentação: Revista de Comportamento, Cultura e Sociedade, São Paulo, v. 1, n. 4, p. 41-61, set. 2015. Disponível em: http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistacontextos/wp-content/uploads/2015/10/54_CA_artigo_ed_Vol_4_n_1_15_2.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.
      GAHUKAR, R.t.. Entomophagy and human food security. International Journal Of Tropical Insect Science, [s.l.], v. 31, n. 03, p. 129-144, set. 2011. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1017/s1742758411000257.
    CHEUNG, Thelma Lucchese; MORAES, Marília Soares. Inovação no setor de alimentos: insetos para consumo humano. InteraÇÕes, Campo Grande, v. 17, n. 3, p. 503-515, set. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/inter/v17n3/1518-7012-inter-17-03-0503.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.
      VAN HUIS, Arnold; VAN ITTERBEECK, Joost; KLUNDER, Harmke; MERTENS, Esther; HALLORAN, Afton; MUIR, Giulia; VANTOMME, Paul. Edible insects: future prospects for food and feed security. Roma: Food And Agriculture Organization Of The United Nations, 2013. 187 p. Disponível em: http://www.fao.org/3/i3253e/i3253e.pdf. Acesso em: 15 abr. 2020.
      SÃO PAULO. SUZEL TUNES. . Insetos comestíveis: Com alto valor proteico, grilos, larvas de besouros e formigas conquistam espaço como alternativa alimentar; Brasil dá os primeiros passos para disputar esse mercado. 2020. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/2020/04/07/insetos-comestiveis/. Acesso em: 15 abr. 2020.
     GRABOWSKI, Nils Th.; KLEIN, Günter. Microbiology of processed edible insect products – Results of a preliminary survey. International Journal Of Food Microbiology, [s.l.], v. 243, p. 103-107, fev. 2017. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.ijfoodmicro.2016.11.005.
       MARIANA ALVIM (São Paulo). Farinha de grilo e barrinhas de besouros: estes brasileiros apostam em insetos como alimento. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-45634248. Acesso em: 15 abr. 2020. 
       CAVALHEIRO, CalÍli Alves; VERDU, Fabiane Cortez; AMARANTE, Juliana Marangoni. DIFUSÃO DO VEGETARIANISMO E VEGANISMO NO BRASIL A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE TRANSNACIONALIZAÇÃO. Revista Eletrônica Ciências da Administração e Turismo, Santa Catarina, v. 6, n. 1, p. 51-67, jul. 2018. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ifsc.edu.br/index.php/ReCAT/article/view/384. Acesso em: 15 abr. 2020. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário