domingo, 2 de fevereiro de 2020





O que sabermos sobre o novo Coronavírus: o vírus da China?

   O nome do vírus é 2019-nCoV que pertence ao grupo Coronavírus e foi identificado na China, onde contaminou o primeiro paciente em dezembro de 2019. As autoridades chinesas começaram uma investigação na primeira semana de janeiro de 2020 e informaram que acreditavam que o vírus tivesse origem no mercado de frutos do mar da cidade de Wuhan e que era necessário contato direto com animais pescados para ser infectado. Porém, no dia 20 de janeiro, o governo da China informou que o vírus é transmitido diretamente de pessoa para outra e não apenas diretamente de animais.

Transmissão

   De acordo com Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), EUA, os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus animais podem infectar pessoas e depois se espalhar entre pessoas como MERSSARS e agora com 2019-nCoV.
   Na maioria das vezes, a propagação de pessoa para pessoa acontece entre contatos próximos (cerca de um metro e oitenta). Pensa-se que a disseminação de pessoa a pessoa ocorre principalmente através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, semelhante à forma como a influenza e outros patógenos respiratórios se espalham. Essas gotículas podem pousar na boca ou no nariz de pessoas próximas ou possivelmente inaladas nos pulmões. Atualmente, não está claro se uma pessoa pode obter o 2019-nCoV tocando em uma superfície ou objeto com o vírus e, em seguida, tocando sua própria boca, nariz ou possivelmente seus olhos.
   Normalmente, com a maioria dos vírus respiratórios, as pessoas são consideradas mais contagiosas quando são mais sintomáticas (as mais doentes). Com 2019-nCoV, no entanto, houve relatórios de propagação de um paciente infectado sem sintomas para um contato próximo.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são os de uma infecção respiratória:
  •    Febre;
  •   Tosse;
  •   Falta de ar;
  •   Dificuldade para respirar.


Casos graves:
  •  Pneumonia;
  •   Síndrome respiratória aguda grave;
  •   Insuficiência renal.


Recomendações da Organização Mundial de Saúde
  •   Lavar as mãos regularmente;
  •   Não comer carnes e ovos crus;
  •   Evitar contato muito próximo com pessoas que apresentem os sintomas.



(ME) 2019-nCov. Fonte: Centers for Disease Control and Prevention/CDC. 



Referências:

CDC - Center for Disease Control and Prevention (CDC), EUA. www.cdc.gov







Nenhum comentário:

Postar um comentário