quarta-feira, 24 de junho de 2015

ALIMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA


A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como adolescente o período da vida que vai dos 10 aos 19 anos. O corpo nessa fase passa por várias mudanças fisiológicas, psicológicas e cognitivas (o corpo de uma criança vai se transformar no corpo de um adulto).
 Portanto, é preciso uma boa alimentação, nutritiva e equilibrada que garante bom desenvolvimento físico e intelectual.

Os hábitos e comportamentos alimentares dos adolescentes incluem consumo irregular de refeições, excesso de lanches, comer fora de casa (fast food), dietas “milagrosas”, pular refeições, influência da mídia, entre outros.
A maioria dos adolescentes, segundo estudos, conhecem a importância da nutrição e dos alimentos saudáveis, porém colocam barreiras na escolha dos alimentos como o sabor, tempo e conveniência.
Durante o desenvolvimento, alguns adolescentes não têm a capacidade de associar hábitos alimentares atuais com riscos futuros de doenças e mostram não se preocupar com isso.
A educação dos adolescentes sobre a ingestão energética e de gordura ideal e sobre a prática de atividade física podem auxiliar a desenvolver um estilo de vida saudável e evitar o excesso de peso comum nessa faixa etária, bem como a obesidade e suas comorbidades, como hipertensão arterial e dislipidemia.

10 PASSOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL


1.   Procure comer frutas, verduras e legumes variados todos os dias,
pois são ricos em vitaminas, minerais e fibras.
2.    É importante comer feijão uma vez por dia e, no mínimo, quatro vezes por semana.
3.   Tente evitar os alimentos gordurosos e as frituras, como: carne com gordura visível, salsicha, hambúrguer, mortadela, salgadinhos, biscoitos recheados etc.
4.   Evite "beliscar" entre as refeições. Não substitua as refeições
principais (café da manhã, almoço e jantar) por lanches. Quando comer sanduíches, não escolha aqueles com porção dobrada de carne, ovo ou queijo, aproveitando para caprichar
na salada.
5.   É importante fazer três refeições principais e dois lanches por dia,
sem pular nenhuma delas, procurando mastigar bem os alimentos.
6.   Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos, principalmente
os recheados e outros alimentos ricos em açúcar.
7.   Diminua o consumo de sal. Cuidado com a batata frita de pacote e os biscoitos salgados.
8.   Procure trocar seu refrigerante por suco de fruta natural ou água.Bebendo de seis a oito copos de água por dia, você conseguirá garantir uma boa hidratação, mas evite tomá-los durante as refeições.
9.   Procure fazer as refeições com calma, em ambiente
tranqüilo, longe de televisão, jogos eletrônicos etc.
10.                Mexa-se! Ser ativo é se movimentar! Evite ficar parado. Caminhe pelo seu bairro, corra, dance, ande de bicicleta, faça esportes. Não passe muitas horas assistindo TV





Fonte: 
MAHAN, L.K.; ESCOTT- STUMP, S. Krause: Alimentos, nutrição e dietoterapia. 12ª ed. Americana. Ed. Roca, São Paulo, 2005.
World Health Organization. de Onis M, Onyando AW, Borghi E, Siyam A, Nishida C, Siekmann J. Development of a WHO. Bulletin of the World Health Organization, 2007; 85:660-667.



Nenhum comentário:

Postar um comentário