sexta-feira, 13 de maio de 2022

EUA passa por grande escassez de fórmula infantil devido a contaminação em fábricas mal fiscalizadas

Fórmulas Similac produzidas pela Abbott Nutrition

    Uma situação complicada está deixando pais de bebês nos E.U.A. desesperados. É a polêmica da recente contaminação de recém nascidos por fórmula infantil, ou leite artificial em pó. Devido a isso, inúmeros lotes tiveram que passar por recall. Problemas na cadeia de fornecimento deixam prateleiras vazias e obrigam famílias a racionar alimento dos filhos. 

    A polêmica começou após a notificação da contaminação de quatro bebês no país, dois dos quais chegaram a falecer devido à infecção bacteriana. Isso causou um recall em massa dos produtos da marca (Abbott Nutrition), além do fechamento da fábrica em Michigan, origem da contaminação. Em San Antônio, 56% do volume normal do produto havia esgotado, segundo Datasembly. 

    A Food and Drug Administration em uma publicação afirma que o provável microrganismo responsável pelas infecções é a bactéria Cronobacter sakazakii, uma bactéria petogênica oportunista Gram-negativa, em forma de bastonete e xerotolerante (capaz de viver em ambientes muito secos, como fórmuas desidratadas em pó). Pode causar quadros como infecção urinária e meningite.

    Relatórios indicam que o gerenciamento da Abbott Nutrition se recusou por anos a reparar máquinas das fábricas que estavam estragadas, gerando vazamentos que facilitaram o crescimento de bactérias. Alguns internautas relacionam este ocorrido e outros de mesma natureza ao desmonte da FDA (Food and Drug Administration) por políticos ao longo dos anos, gerando problemas na fiscalização. Essa é a maior agência reguladora de alimentos e medicamentos nos EUA.

    Aqui no Brasil, a Anvisa comunicou em março que fez o recolhimento de fórmulas infantis das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare. Os produtos têm um número de vários dígitos na parte inferior da embalagem, começando com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e têm como data de validade 1º de abril de 2022 ou data posterior.

Fontes: 

Former employee blows whistle on baby formula production plant tied to outbreak | Food Safety News

Fórmulas para bebês estão 'sumindo' dos mercados nos EUA; entenda escassez e plano de abastecimento | Economia | G1 (globo.com)

Escassez de fórmula infantil nos EUA deixa pais desesperados - 11/05/2022 - Mundo - Folha (uol.com.br)

Anvisa alerta sobre recolhimento de fórmulas infantis das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare — Português (Brasil) (www.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário