terça-feira, 4 de abril de 2017

Higiene no preparo de alimentos evita contaminação por Salmonella

A Salmonella spp. é uma bactéria entérica responsável por graves intoxicações alimentares que vem provocando surtos em vários países. A contaminação do paciente se dá principalmente através da ingestão de alimentos portadores desta bactéria, por água imprópria para o consumo, ou pela falta de higiene de quem manipula esses alimentos. Com o organismo do paciente contaminado, a aparição de sintomas é imediata, podendo provocar diarreia, vômito e náuseas intensas. 
O patógeno pode estar presente em vários alimentos de alto consumo como ovos e frangos. Por isso, se mal preparados, mal cozidos ou manipulados indevidamente por pessoas que não façam a higiene adequada das mãos, estes alimentos se tornam riscos potenciais à saúde de quem os consumir.

Uma vez que os sintomas se apresentem, o paciente deve ser conduzido ao médico para que se faça a detecção da doença. A diagnose é feita através de um exame de fezes. Se apresentar infecção no exame realizado é importante avaliar a necessidade de intervir com antibióticos e soros para repor o líquido perdido (caso seja em grande quantidade) através da diarreia, os sintomas e a própria infecção duram de 4 a 7 dias. De resto não há outros métodos ou medicamentos neste período de convalescença, apenas a recuperação normal do organismo do paciente.
Para evitar intoxicações alimentares, a higienização dos alimentos é muito importante no nosso dia a dia.

Confira algumas dicas de como realizar essa higienização de forma natural e fácil:

A preparação dos alimentos antes da higienização
Coloque vegetais e verduras em recipientes limpo e deixe-os na geladeira por aproximadamente duas horas. Esse procedimento é imprescindível para o começo do processo de higienização por que os vegetais absorvem qualquer bactéria e contaminação do ambiente que estão se forem colocados em contato com água da mesma temperatura que eles. Por isso, coloque-os ainda frios em um recipiente com água em temperatura ambiente ou morna.

Higienização com vinagre                                                                       
Coloque duas colheres (sopa) de vinagre para cada 1 litro de água filtrada. Depois disso, deixe as verduras e frutas mergulhadas nessa mistura por aproximadamente 30 minutos. O vinagre não irá matar aquelas larvas que sempre estão nas verduras, mas faz com que elas se soltem das folhas com mais facilidade.

Higienização com limão
Já o limão também é muito utilizado para eliminar qualquer tipo de bactérias de saladas e frutas. Para isso basta cortar 1 limão inteiro em 4 partes, espremer bem para retirar todo o suco e colocar em uma bacia com 1 litro de água. Para alimentos delicados como alface, deixe agir por 5 minutos. Para os mais resistentes como batatas, deixe de 10 a 15 minutos.

Higienização com água sanitária 
Essa é a solução mais simples de preparar, mas é super eficaz! Coloque uma colherzinha de hipoclorito de sódio ou solução clorada em 1 litro de água e deixe os alimentos de molho por 15 minutos para eliminar qualquer bactéria e impurezas! Depois, lave em água corrente e está pronta para consumir!

Em suma, estes cuidados básicos são essenciais para prevenir uma infecção por Salmonella ou outros tipos de microrganismos. Portanto, é muito importante manter uma dieta regular com alimentos saudavelmente tratados e preparados, o que colabora bastante para esta prevenção! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário