terça-feira, 17 de junho de 2014

Disenteria bacteriana

     Também conhecida como Shigelose, a Disenteria bacteriana é causada, principalmente, pela ingestão de determinadas bactérias que podem provir de água ou alimento contaminado. É uma infecção bacteriana do revestimento dos intestinos 

Causas
A shigelose é causada por um grupo de bactérias chamadas de Shigella.
Existem vários tipos de Shigella.
  • Shigella sonnei, também chamado "grupo D" A shigellaé responsável pela maior parte dos casos de shigelose nos Estados Unidos.
  • A shigella flexneriou Shigella Shigellado "grupo B" causa quase todos os outros casos.
  • A shigella dysenteriae tipo 1 é raro nos EUA, mas pode levar a epidemias mortais em países em desenvolvimento.
      As pessoas infectadas com a bactéria a liberam nas fezes. A bactéria pode se espalhar de uma pessoa infectada contaminando a água ou alimento ou contaminando diretamente outra pessoa. A entrada de apenas um pouco da bactéria Shigella na sua boca é suficiente para causar os sintomas.
    Epidemias de shigelose estão associadas ao saneamento deficiente, água e alimentos contaminados e condições de vida em aglomerações.
    A shigelose é comum entre viajantes em países em desenvolvimento e trabalhadores ou residentes de campos de refugiados.
     A condição é vista muito comumente em creches e locais de vida em grupo


Sintomas de Disenteria bacteriana
    Os sintomas geralmente se desenvolvem cerca de 1 a 7 dias (média de 3 dias) após o contato com a bactéria.
      Os sintomas incluem:
  • Dor abdominal aguda (repentina) ou cólicas
  • Febre aguda (repentina)
  • Sangue, muco ou pus nas fezes
  • Dor retal com cólicas (tenesmo)
  • Náusea e Vômitos
  • Diarreia aquosa

Tratamento de Disenteria bacteriana

      O objetivo do tratamento é repor líquidos e eletrólitos (sal e minerais) perdidos na diarreia.
Medicamentos que interrompem a diarreia geralmente não são dados porque fazem com que a infecção leve mais tempo para desaparecer.
   Cuidados de saúde pessoal para evitar desidratação incluem beber soluções com eletrólitos para repor líquidos perdidos na diarreia. Diversos tipos de soluções com eletrólitos são vendidos sem receita.
    Antibióticos podem ajudar a diminuir a duração da doença e ajudam a evitar que se espalhe para os outros do grupo ou da creche. Também podem ser prescritos para pacientes com sintomas graves. Os antibióticos usados com frequência incluem sulfametoxazola e trimetoprim (Bactrim), ampicilina, ciprofloxacino (Cipro), ou azitromicina.
    Se você estiver com diarreia e não conseguir beber líquidos pela boca por causa de náusea intensa, você pode precisar de cuidados médicos e líquidos intravenosos ( via intravenosa). Isso é especialmente comum em crianças pequenas.
      Pessoas que tomam diuréticos ("fluidos aquosos") podem ter que parar de tomar esses remédios se tiverem enterite aguda por shigella. Nunca pare de tomar nenhum remédio sem primeiro consultar seu médico.

Expectativas
Muitas vezes a infecção é moderada e desaparece sozinha. A maioria dos pacientes, exceto crianças mal nutridas e aqueles com sistema imunológico enfraquecido, têm uma perspectiva excelente.

Complicações possíveis
As complicações podem incluir:
  • Desidratação severa
  • Síndrome hemolítico-urêmica (SHU), uma forma de insuficiência renal com anemia e problemas de coagulação
  • Artrite reativa
Cerca de 1 em cada 10 crianças com enterite grave causada por shigella desenvolve problemas neurológicos incluindo convulsões febris ou doença cerebral (encefalopatia) com cefaleia,letargia confusão, e pescoço enrijecido.

Prevenção

A prevenção envolve manipulação, armazenagem e preparo adequado de alimentos, além de boa limpeza. Lavar as mãos é a medida preventiva mais eficiente. Evite alimentos e água contaminados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário