domingo, 23 de abril de 2017

Conheça mais sobre o Rotavírus

Rotavirus é um género de vírus de RNA, da família Reoviridae. Existem sete sorotipos diferentes de rotavirus, mas somente três deles infectam o homem e causam gastrenterite aguda, por isso, a pessoa pode ser infectada mais de uma vez. São os agentes virais mais associados às doenças diarreicas aguda, atingindo não só humanos mas também mamíferos e aves. A estimativa é que até os cinco anos todas as crianças terão pelo menos um episódio de infecção e que uma em cada 300 infectadas pode morrer em consequência das complicações. Apesar de infectar em todas as idades, causando diarreia, é mais comum em crianças de seis meses a dois anos, mas também em jovens, durante todo período escolar.

Contaminação
A contaminação ocorre por via fecal-oral, ou seja, o vírus é eliminado em grande concentração nas fezes, e assim contamina água e alimentos; transmite também por pessoa a pessoa.
Sintomas
Os principais sintomas causados pelos três sorotipos que infectam os humanos são: diarreia aguda, aquosa (podendo levar a desidratação), vômitos, febre e mal-estar, coriza e tosse (às vezes). Este quadro dura alguns dias e depois regride.
Diagnóstico
O diagnóstico deve ser feito pelo exame de fezes a procura do vírus, logo nos primeiros dias da doença.

Tratamento
Para tratar, é necessário a ingestão de muita água, para evitar a desidratação. 
Prevenção
Para evitar a doença, deve ser a higiene das mãos frequente com água e sabão, principalmente e antes e após as refeições. Deve-se também, fazer a higiente correta dos alimentos e beber água tratada. Lavar bem e deixe mergulhados em solução desinfetante frutas e legumes que vão ser ingeridos crus.
Vacina
Desde 2006 a vacina contra Rotavírus está no calendário do Programa Nacional de Imunizações. Há a vacina monovalente e a pentavalente. A monovalente, que deve ser administrada por via oral em duas doses (aos dois e quatro meses) e a pentavalente, em três doses (aos dois, quatro e seis meses). 
Referências
https://drauziovarella.com.br/crianca-2/infeccao-por-rotavirus/
http://www.scielo.br/pdf/rsp/v38n6/14.pdf
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/rotavirus-sintomas-transmissao-e-prevencaohttp://www.jped.com.br/conteudo/99-75-S91/port.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário