sexta-feira, 14 de abril de 2017

Intoxicação alimentar causada pela bactéria Clostridium botulinum

Clostridium botulinum é uma bactéria anaeróbica, gram positiva, com capacidade de esporulação o que lhe confere maior resistência ao calor e matem sua sobrevivência em alimentos. A doença causada por essa bactéria é denominada botulismo, na qual provoca neuroparalisia grave e pode levar até a morte por paralisia muscular respiratória.


A ocorrência do botulismo se da por meio do contato do indivíduo com a toxina do bacilo, visto que pode ser através de uma contaminação de uma ferida pela bactéria, porém a mais comum é por ingestão de alimentos contaminados, na maioria dos casos, alimentos em conserva principalmente as artesanais (palmito, picles, pequi ); produtos cárneos, cozidos, curados e defumados artesanalmente ( salsicha e presuntos) e raramente em alimentos enlatados, pois esses passam por um controle de qualidade. Também estudos mostram há ocorrência dessa doença em crianças menores de um ano de vida, devido a ingestão de mel, sendo esse a principal fonte de risco para o botulismo infantil.

Sintomas

A manifestação dos sintomas pode ocorrer através de dores de cabeça; tontura; visão dupla; diarreia; náuseas; vômitos; dificuldade de respirar e comprometimento de nervos cranianos.

Tratamento 

Para que o tratamento seja efetivo necessita-se de um diagnóstico precoce da doença, pois o quanto antes o indivíduo contaminado for levado a um hospital e receber os devidos cuidados que  é feito através da administração de soro antibotulínico, em que tem como objetivo evitar que a toxina circulante no sangue alcance o sistema nervoso, assim , evitando o progresso da doença.


Confira algumas medidas de prevenção contra esta intoxicação alimentar

• A prevenção das intoxicações está diretamente relacionado as medidas básicas de higiene como lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro.


• Evitar o consumo de alimentos de conserva e analisar as embalagens, cheiros e aspectos de alimentos enlatados.

• Realizar a fervura de alimentos de conservas e enlatados, antes de serem consumidos, é um método que irá destruir toxinas liberadas pela bactéria no alimento.

• O mel pode ser um reservatório de bactérias botulínicas, por isso consuma só de empresas confiáveis ( Vale lembrar que não é recomendável  administrar mel de abelha para crianças menores de 1 ano de idade, pelo risco de intoxicação).

Dessa maneira, note-se que é de extrema importância que as pessoas saibam mais sobre Clostridium botulinum e o que ele pode vir a causar, se não tomada as devidas medidas  de prevenção, assim, inserindo as na rotina diária para evitar a intoxicação por esse bacilo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário