domingo, 28 de março de 2021

Terceirização de inspeção sanitária de alimentos no Brasil

        A inspeção higiênico-sanitária de alimentos está relacionada à ação de verificar ou avaliar o produto, com o intuito de garantir a qualidade final do mesmo. Essa verificação ocorre por meio de profissionais que buscam avaliar e analisar irregularidades no produto sendo elas, biológicas,físicas e/ou químicas e, essa investigação deve ocorrer durante todo o processo de produção, por profissionais qualificados garantindo assim a segurança do alimento.

Segurança essa que é um conjunto de normas de produção, armazenamento e transporte, que acompanha diretrizes estabelecidas,  prezando pela qualidade do alimento, no intuito de constatar se é adequado para o consumo, por meio de análises microbiológicas e sensoriais.

Fonte: Google imagens

Tendo em vista que vivemos em um país com problemas de infraestrutura,(a provisão de alimentos seguros para todos sofre um impacto), englobando o saneamento básico que muitas vezes não ocorre de maneira tão eficaz.

Atualmente há uma discussão acerca da terceirização da inspeção sanitária dos alimentos no Brasil que vem preocupando a todos, pois, esta mudança pode acarretar malefícios para a população, uma vez que ocasiona dúvidas de como será feita a seleção de profissionais qualificados para inspeção. Gerando assim, uma insegurança mediante a autenticidade dos resultados apresentados. Além disso, a terceirização traz o risco de que vários produtos sem a devida fiscalização feita atinjam os consumidores, fazendo com que haja risco à saúde pública.

De acordo com profissionais da área há risco de alguns produtores rurais não seguirem as normas de inspeção com essa terceirização, Podendo ocorrer chantagem do produtor para com o profissional, por exemplo, se caso o animal tenha que ser descartado, o produtor pode pressionar o veterinário alegando que está pagando o mesmo, correndo assim o risco do animal não ser descartado.

A ingestão de alimentos contaminados pode gerar inúmeras doenças, e de acordo com estudos essas doenças trazem complicações aos sistemas de saúde e para a economia do país, atingindo a todos, pois o Brasil é um país que tem sua renda baseada na exportação  agropecuária. Com a fiscalização duvidosa e possível  transmissão de doenças por alimentos, a terceirização fará com que ocorra uma diminuição no número de exportações, desestruturando assim a base da economia nacional.

Fonte: Jornal Extra

Com isso concluímos que a terceirização da inspeção sanitária é um assunto preocupante pois, se colocado em vigor pode acarretar vários problemas de saúde, gerando assim prejuízos na saúde pública e na economia do país. E que a fiscalização e análise dos alimentos é de suma importância e imprescindível na segurança do alimento que será consumido, contribuindo para análise de fraudes, como para a qualidade dos alimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário