terça-feira, 21 de agosto de 2018

Shigelose: disenteria bacilar


Imagem da Shigella numa amostra de fezes

A Shigelose, também conhecida como disenteria bacteriana, é uma infecção do intestino provocada pela bactéria Shigella. Está é uma bactéria gram-negativa que pertence à família Enterobacteriaceae, na qual possui forma de bastonetes imóveis.Visto que, existem diversas espécies que podem causar disenteria como Shigella. dysenteriae (sintomas mais graves), Shigella. flexneri, Shigella. boydiie e Shigella. sonnei (mesmo grave).

Modo de transmissão: Geralmente, esta infecção acontece através da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes contendo a bactéria Shigella. No que diz respeito aos alimentos, a contaminação, muitas vezes, é devido á falta de higienização do manipulador. Além disso, alimentos que são expostos e não são refrigerados constituem um meio propício para a bactéria sobreviver e se multiplicar. Ambientes fechados como creches, hospitais e similares são favorável para a disseminação da doença.

Alimentos associados

As Shigellas alcançam os alimentos por meio da contaminação com matéria fecal humana, seja através da água, seja através das mãos dos manipuladores. Visto que, os alimentos mais associados á transmissão são os vegetais crus e as frutas porque podem disseminar o microrganismo, após lavagem com água contaminada ou manipulação com mãos contaminadas.

Sinais e Sintomas
Os primeiros sintomas de infecção com Shigella surgem 1 a 2 dias após a contaminação e incluem:

●Diarreia, que pode conter sangue;
●Febre acima de 38ºC;
●Cólicas abdominais;
●Cansaço excessivo;
●Vontade de defecar constante;

Estes sintomas podem ser mais intensos em pessoas que têm o sistema imune enfraquecido, como no caso de idosos, crianças ou com doenças como HIV, câncer, lúpus ou esclerose múltipla, por exemplo.
No entanto, também existem pessoas que têm a infecção, mas não apresentam sintomas e o próprio organismo acaba eliminando a bactéria.

 Diagnóstico de Shigelose

Para confirmar o diagnóstico, os médicos coletam uma amostra de fezes e a enviam a um laboratório para fazer análise.


Prevenção de Shigelose

●Lavar as mãos regularmente, especialmente antes de comer ou depois de usar o banheiro;

●Lavar os alimentos antes de consumir, principalmente frutas e legumes;

● Evitar a manipulação de alimentos se estiver com esta infecção;

●Evitar beber água de lagos, rios ou cachoeiras;

● Realizar o saneamento básico


Tratamento

Na maior parte dos casos, a Shigelose é tratada naturalmente pelo organismo, pois o sistema imune consegue eliminar a bactéria em cerca de 5 a 7 dias. Porém, para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação são aconselhados alguns cuidados:

Beber água, soro ou água de coco;

Manter o repouso em casa por pelo menos 1 ou 2 dias;

Evitar remédios para a diarreia, pois evitam que a bactéria seja eliminada;

Fazer uma alimentação leve, com poucas gorduras ou alimentos com açúcar;

Quando os sintomas são muito intensos ou demoram para desaparecer o médico pode receitar o uso de antibióticos como a Azitromicina, Cefalosporina de terceira geração ou Fluoroquinolona, para ajudar o corpo a eliminar a bactéria e garantir a cura.



Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário