segunda-feira, 30 de junho de 2014

Salmonela “gaúcha” se torna mais agressiva e resistente

Curiosidade:   Salmonela “gaúcha” se torna mais agressiva e resistente
Médicos e cientistas do Rio Grande do Sul, tem preocupado com novo fenômeno acontecendo. Nos últimos 15 anos tem relatado que, uma variação de salmonela se tornou a principal responsável por contaminações.
A adaptação de um subtipo específico desse micro-organismo ao Estado, tem levado à proliferação de uma espécie de salmonela "gaúcha", tem aumentado sua agressividade, a resistência a antibióticos e a variações de temperatura e acidez.
    A preocupação da região até meados de 1999, era com infecções provocadas pela bactéria Staphylococcus aureus. Com tudo, a legislação gaúcha se tornou rigorosa e passou a cobrar cursos de boas práticas aos manipuladores de alimentos, obtendo bons resultados. Porém, agora o que tem prevalecido a contaminação por Salmonela.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), entre 2000 e 2012 foram registrados 1.289 surtos alimentares em que o agente causador foi identificado. Destes, 60% ocorreram por salmonela. Dos mais de 2,6 mil subtipos dessa bactéria existentes hoje, segundo o professor de Microbiologia de Alimentos da UFRGS Eduardo Cesar Tondo, apenas um responde por cerca de 95% dos casos de infecção por esse micróbio no Estado: a Salmonella enteritidis SE86.
Outro estudo recente demonstrou que, em 1999, apenas 15% das amostras eram resistentes a um tipo de antibiótico conhecido como ácido nalidíxico. Atualmente, esse percentual chega a 100%. Além disso, conforme Tondo, há casos de cepas resistentes a até cinco tipos diferentes de antibióticos, o que dificulta o tratamento. Outra constatação é que a salmonela presente no Estado vem apresentando maior taxa de sobrevivência às tentativas de desinfecção que usam cloro misturado à água e a altas temperaturas.
— Descobrimos que ela se torna 7,5 vezes mais resistente ao ambiente ácido devido a ativação de alguns genes — complementa Tondo.
Os manipuladores tem mantido cuidado na forma de preparo e manejo da comida para que não ocorra uma disparo de surto dede contaminação.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2014/06/salmonela-gaucha-se-torna-mais-agressiva-e-resistente-4518968.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário