terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Alerta sobre 1º caso de Candida auris no Brasil

A ANVISA alerta sobre possível primeiro caso positivo no Brasil de Candida auris, fungo resistente a medicamentos responsável por infecções hospitalares. “Candida auris é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública”. Podendo causar infecção em corrente sanguínea e outras infecções invasivas, que pode ser fatal. Estima-se que dos pacientes com infecções fúngicas invasivas causadas por C. auris, entre 30% à 60% morreram.
FONTE: Jornal de Brasília 

Algumas cepas do fungo apresenta resistência a todas as três principais classes de fármacos antifúngicos (polienos, azóis e equinocandinas), que são comumente utilizados para tratar infecções por Candida. Além disso, pode permanecer viável por longo tempo no ambiente, apresentando resistência a diversos desinfetantes. Havendo grande propensão de causar surtos, devido a dificuldade de identificação pelos métodos laboratoriais e sua difícil eliminação no ambiente contaminado.

Segundo a ANVISA, “O fungo foi identificado em amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI adulto em hospital do estado da Bahia, sendo confirmado pela técnica Maldi-Tof no Laboratório Central de Saúde Pública Profº Gonçalo Moniz – LACEN/BA e no Laboratório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP.”

Afirma a ANVISA que a amostra ainda será submetida a "análises fenotípicas (para verificar o perfil de sensibilidade e resistência)" e "sequenciamento genético do microrganismo (padrão-ouro)".

A ANVISA recomendou reforçar a vigilância laboratorial da C. auris em todos os serviços de saúde do país, além das medidas gerais de prevenção e controle de infecções. Em caso de suspeita ou confirmação de C. auris, adotar imediatamente as medidas de prevenção e controle previstas no “COMUNICADO DE RISCO Nº 01/2017 – GVIMS/GGTES/ANVISA - Relatos de surtos de Candida auris em serviços de saúde da América Latina".


REFERÊNCIAS:















Nenhum comentário:

Postar um comentário