domingo, 13 de setembro de 2020

Cebolas roxas contaminadas por Salmonella ocasiona grande surto no Canadá e EUA

FONTE: https://belezaesaude.com/cebola/


No início de agosto de 2020, a U.S Food and Drug Administration (FDA) juntamente com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) e a Public Health Agency of Canada (PHAC) iniciaram a investigação de um grande surto de Salmonella Newport, onde a provável fonte de contaminação seriam cebolas vermelhas, conhecida no Brasil como cebola roxa. Os casos começaram em junho, e até o dia 21 de agosto foram registrados 457 casos no Canadá e 1012 nos Estados Unidos. Até então uma morte foi registrada no Canadá, porém não se sabe se foi ocasionada pela Salmonella.

A investigação ainda está em curso, mas foi identificada que as cebolas potencialmente contaminadas seriam originadas da empresa Thomson International Inc. de Bakersfield, Califórnia.

“Informações epidemiológicas e de rastreamento mostraram que as cebolas vermelhas são uma provável fonte deste surto. Devido à forma como as cebolas são cultivadas e colhidas, outros tipos de cebola, como a branca, a amarela ou a amarela doce, também podem estar contaminadas” informou o CDC.

Em 1° de agosto, a empresa fez recall de todas as variedades de cebola que poderiam ter entrado em contato com as cebolas roxas, incluindo cebolas vermelhas, brancas, amarelas e amarelas doces que foram distribuídas no período de 1° de maio à 1° de agosto para atacadistas, restaurantes e lojas de varejo nos 50 estados dos Estados Unidos, Distrito de Columbia e Canadá. Empresas que venderam as cebolas ou produtos contendo as variedades recolhidas também iniciaram recall.

A Canadian Food Inspection Agency (CFIA) emitiu o seguinte alerta:

“[...] Dadas essas novas informações, e até que se saiba mais sobre o surto, não coma, use, venda ou sirva cebolas vermelhas, brancas, amarelas e doces da Thomson International Inc., ou quaisquer produtos feitos com essas cebolas. [...] Este conselho se aplica a todas as pessoas em todo o Canadá, bem como varejistas, distribuidores, fabricantes e estabelecimentos de serviços de alimentação, como hotéis, restaurantes, lanchonetes, hospitais e casas de repouso”.

A salmonelose é a infecção ocasionada pela bactéria Salmonella que tem como habitat o intestino de animais e humanos, estando presente nas fezes. A infecção é comum, e acontece pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Na maioria das pessoas os sintomas são diarreia, febre e cólicas estomacais que surgem em um período de 6 horas a 6 dias após a exposição, e costuma durar de 4 a 7 dias. De forma geral, as pessoas se recuperam sem necessidade de tratamento, mas a doença pode se agravar e precisar de hospitalização. Crianças menores de 5 anos, adultos com mais de 65 e pessoas com sistema imunológico enfraquecidos, são mais suscetíveis a ter a forma grave da doença.

O sorotipo Newport da Salmonella já ocasionou surtos anteriores em alimentos diferentes nos Estados Unidos e Reino Unido. Por ser frequentemente associada a bovinos e cavalos, o uso de esterco animal como fertilizante é uma potencial fonte de contaminação.

Uma grande questão em discussão sobre o caso, é como essas cebolas foram contaminadas uma vez que por ser bulbosa cria uma barreira contra bactérias, tendo uma pele/casca impenetrável. O procedimento de cura, secagem a temperaturas quentes antes de ser levada para o comércio, também é projetado para manter o alimento protegido de doenças de origem alimentar.


Fontes:

- Food Safety Brazil (https://foodsafetybrazil.org/o-curioso-caso-das-cebolas-roxas/);

- Jornal North News (https://www.jornalnorthnews.com/noticia/5217/457-doentes-no-canada-por-salmonella-de-cebolas-dos-eua-uma-morte-suspeita.html);

- Sanity Consultoria (https://sanityconsultoria.com/contaminacao-por-salmonella-em-cebolas-atinge-os-estados-unidos/);

- Food & Drug Administration (https://www.fda.gov/food/outbreaks-foodborne-illness/outbreak-investigation-salmonella-newport-red-onions-july-2020);

- Government of Canada (https://www.canada.ca/en/public-health/services/public-health-notices/2020/outbreak-salmonella-infections-under-investigation.html);

- Centers of Disease Control and Prevention (https://www.cdc.gov/media/releases/2020/s0731-salmonella-red-onions.html).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário