Desenvolvidos durante a segunda guerra mundial e utilizados como armas químicas, os agrotóxicos hoje são usados como defensivos agrícola. Diante da modernização da agricultura, esses passaram a ser útil em grande quantidade para controlar pragas, afim de evitar prejuízo, uma vez que podem modificar as composições da flora e da fauna.
Imagem 1
Fonte: https://escolakids.uol.com.br/geografia/agrotoxicos.htm acessado: 05/08/2020
E qual impacto da utilização desses agrotóxicos?
O impacto causado por agrotóxicos não é observado na maior parte das vezes, pois o maior foco de intoxicação ocorre em áreas rurais onde muitas vezes não possuem centros de controle de intoxicações, contribuindo assim para uma divergência no número de casos registrados e a realidade.
Tabela 1: Notificação de intoxicações por agrotóxicos, por unidade de Federação - Brasil (2007-2015)
Fonte: Sinan. Consulta ao banco de dados
(consulta de dados referentes a 20015 são parciais)
Como ocorre a intoxicação?
A intoxicação se dá por meio da contaminação ambiental e por meio de resíduos presentes em alimentos, os agrotóxicos estão presentes em pequenas quantidades nos alimentos e acumulam-se no organismo, o que não ocasiona doenças de imediato, porém seu acúmulo faz com que o indivíduo tenha uma má absorção de nutrientes, havendo muitas vezes doenças degenerativas, como câncer.
Um exemplo de agrotóxico que provoca problemas na saúde e era muito utilizado no Brasil é o DDT (diclorodifeniltricloroetano), que ao ser estudado demonstrou o ocasionamento de altas concentrações de hormônios que estimulam a tireóide TSH, causando assim hipotireoidismo. Outras ações que pode causar são: aumento de câncer de mama, diminuição da quantidade de sêmen, câncer nos testículos, mudanças no ciclo menstrual, aborto espontâneo e mudanças no amadurecimento sexual.
Imagem 2
Fonte:http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI283394-18071,00-PIMENTAO+MORANGO+E+PEPINO+LIDERAM+RANKING+DE+ALIMENTOS+COM+AGROTOXICOS.html acessado: 07/08/2020
Muitos agrotóxicos ficam nas cascas de legumes e frutas, porém maior parte deles pode agir em toda a planta, incluindo os frutos, por isso a qualidade do alimento deve ser certificada. Análises podem mostrar que há resíduos de produtos não autorizados, trazendo um grande risco à saúde, pois se um produto não apresenta qualidade para o consumo pode ser intolerável. Dessa forma, os limites máximos de resíduos são estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela comissão do Codex Alimentarius das Nações unidas para a Agricultura e Alimento (FAO).
Nesse sentido, pode-se afirmar que os agrotóxicos causam danos à saúde e ao meio ambiente, trazendo uma série de problemas de diversos tipos sendo eles, intoxicações agudas e crônicas, causando paralisias, danos no desenvolvimento do feto, dificuldade respiratória, tremores, convulsões, entre outros. Por isso é necessário conhecer a qualidade dos produtos, comprando alimentos que passaram por análise e possuem selo de qualidade e dar preferência a alimentos orgânicos e de pequenos produtores, tendo assim sempre produtos próprios para o consumo.
Imagem 3
Fonte:https://www.promotorapresenca.com.br/noticias/605-anvisa-divulga-lista-dos-alimentos-mais-contaminados-por-agrotoxicos acessado: 07/08/2020
Referências
https://www.tuasaude.com/3-doencas-causadas-por-alimentos-contaminados/
https://www.scielosp.org/article/csc/2007.v12n1/7-14/pt/
https://www.scielosp.org/article/csc/2005.v10suppl0/91-100/pt/
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422009000400031&script=sci_arttext
https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/757610/1/almeidaagrotoxicos.pdf
http://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios2/article/view/152/237
https://revistas.ufpr.br/pesticidas/article/view/39500/24282
Nenhum comentário:
Postar um comentário