segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Teníase X Cisticercose : Como evitar de contrair estas verminoses nas comemorações de fim de ano?




É tradição do povo brasileiro, reunir a família e comer aquele churrasquinho que geralmente vem acompanhado de uma salada e de uma bebidinha  para alegrar as pessoas nas festas de fim  de ano. Após, o dia festivo é comum ter aquele que extrapola um pouco na bebida e fica com aquela ressaca tomando mares de água. Porém, nessas datas comemorativas deve ficar atentos com a procedência das carnes utilizadas porque podem estar contaminadas com larvas de cisticercos e também alimentos como frutas, hortaliças e a água utilizada para consumo porque podem conterem ovos de tênia, na qual pode vir a causar doenças como teníase e cisticercose.




O que é Teníase e o que é cisticercose ?


São duas doenças distintas com sintomas e epidemiologia totalmente diferentes, apesar de serem causadas pela mesma espécie de cestódeo (parasita).

A Teníase é causada pela Taeneia solium (ingestão de carne de porco) ou pela Taenia saginata (ingestão de carne de boi ), na sua fase adulta a tênia parasita o intestino delgado do homem  seu hospedeiro definitivo, sendo popularmente chamada de solitária. Entretanto, antes das larvas de cisticercos serem ingeridas pelo homem ela passa por um hospedeiro intermediário que são o porco e o boi. Apesar disso, além de hospedeiro definitivo o homem também pode atuar como hospedeiro intermediário quando se ingere os ovos da tênia, neste caso, ocorrerá uma doença chamada  Cisticercose Humana , onde o parasita  pode alcançar diversos tecidos ( músculos, coração , olhos, pulmões  e cérebro), na qual irá desenvolver o cisticerco. Visto que, ao atingir o cérebro causam a neurocisticercose que é a forma mais grave da infeção.




Como ocorre o ciclo dessas verminoses ?























       
                    Ciclo da teníase                                                                     Ciclo da cisticercose


Como se transmite?

O homem é o hospedeiro definitivo e consequentemente a principal fonte de infecção deste parasita, sendo responsável pela transmissão aos animais e a si próprio.

●Teníase: É adquirida por meio do consumo de carne crua ou mal cozida contendo os cisticercos (larvas).

●Cisticercose: Ocorre por meio do consumo de alimentos contaminados com os ovos da tênia como frutas, hortaliças que não são higienizados corretamente, por meio do consumo de água contaminada, ou ainda, pode ocorrer a auto–infestação uma vez que não é feita as devidas higienização das mãos após ir ao banheiro.


Quais os sintomas?

● Teníase: Pode causar desconforto abdominal, náuseas, vômitos, diarreia ou constipação, cólicas intestinais, alterações no apetite, indisposição, fadiga e perda de peso. A infestação pode ser percebida pela eliminação espontânea nas fezes de proglotes do verme.

●Cisticercose:Pode ter sintomas neuropsiquiátricos (convulsões, distúrbios de comportamento, hipertensão intracraniana ) e oftálmicos .


Diagnóstico de Teníase e Cisticercose 

O diagnóstico é clínico, epidemiológico e laboratorial. Para se fazer o diagnóstico de teníase  é coletado material do paciente ( fezes ) analisado através do microscópio e também é feito testes sorológicos. Já na cisticercose é feito exames de imagem como Raio-X, tomografia computadorizada ,ressonância magnética de cisticercos calcificados e biópsia de tecidos.


Qual é tratamento?

O tratamento da teníase poderá ser feito por meio de fármacos como mebendazol, niclosamida ou clorossalicilamida, praziquantel, albendazol. Com relação à cisticercose, há pouco mais de uma década e meia, as terapêutica medicamentosa da neurocisticercose era restrita ao tratamento sintomático. Atualmente, praziquantel e albendazol têm sido considerados eficazes na terapêutica etiológica da neurocisticercose.


Como se prevenir ?

● Não ingerir carne crua ou mal cozida, ou ainda, proveniente de abate clandestino,   sem inspeção oficial.

● Consumir apenas água tratada, fervida ou de fonte segura.

● Lavar bem as mãos, principalmente após usar o banheiro e antes das refeições.

● Lavar bem os alimentos como frutas e hortaliças com água potável.

● Irrigar hortas e pastagens com água potável  e não adubar com fezes humanas e de animais .

● Construir sanitários com fossa séptica.

● Realizar o tratamento dos efluentes de esgotos de forma adequada para que estes não contaminem o solo, a água e os alimentos.

● Fazer periodicamente exames de fezes em moradores de áreas de risco.






Aqui foram descritas algumas dicas básicas para se evitar a contaminação por estes vermes e consequentemente passar as festas de fim de ano com saúde, felicidade ao lado dos familiares e amigos e entrar 2018 da melhor forma possível !




Nenhum comentário:

Postar um comentário